Boa Noite...
Para ínicio de conversa, trarei um pouco sobre a biografia do grande filósofo Henri Paul Hyacinthe Wallon...
Nascido na França no ano de 1879. Realizando medicina, psicologia e filosofia como graduação, atuou como média durante a Primeira Guerra Mundial, auxiliando pessoas com distúrbios psiquiátricos.
Já em 1925 criou seu laboratório de psicologia biológica da criança. Um tempo depois se tornou professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova, tendo grande participação na revolução do sistema de ensino da França. Durante toda sua caminhada, dedicou-se ao aprofundamento da infância e caminhos da inteligência das crianças. "Coordenou o projeto Reforma do Ensino, conhecido como Langevin-Wallon - conjunto de propostas equivalente à nossa Lei de Diretrizes e Bases. Nele, por exemplo, está escrito que nenhum aluno deve ser reprovado numa avaliação escolar".
Wallon traz a importância de proporcionar a formação integral da criança, também intelectual, afetiva e social, caso que hoje em dia é visto como algo normal, diferente de quando o filósofo trouxe essa ideia, sendo julgado por ser uma grande revolução no ensino. Trouxe para dentro de sala de aula as ideias que a criança leva sempre suas emoções, fundamentando essas ideias em quatro grupos, a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Defendendo também que a reprovação da criança em alguma série é a "própria negação do ensino."
Uma de suas grandes pesquisas foi a afetividade da criança com o meio em que vive, Marquezano traz que a afetividade começa desde bebê.
“A afetividade se faz presente por meio das manifestações fisiológicas da emoção constituindo o ponto de partida do psiquismo. É por isso que o bebê, neste longo período de dependência do outro, mobiliza o meio para ser entendido, em suas necessidades de sobrevivência, caso contrário, morreria. O choro é um exemplo de como uma função biológica que é contagiante e epidérmica, mobiliza o outro, constituindo-se numa das características da expressão emocional”. (MARQUEZANO, 2008, P. 30)
Wallon também traz que a personalidade do indivíduo e caracterizada de acordo com a relação com o outro.
“A personalidade tem uma relação direta com os outros campos funcionais. A construção do eu depende essencialmente do outro e quanto mais diferente for à vivência social do sujeito, mais importante será para a formação e o enriquecimento da personalidade da criança”. (WALLON, 1979, P.278)
Wallon traz diversos estágios do desenvolvimento da criança;
*Estágio impulsivo-emocional
*Estágio sensório-motor e projetivo
*Estágio do personalismo
*Estágio categorial
* Estágio da adolescência
Henri Paul Hyacinthe Wallon ( 1879- 1962) |
Considerando uma história de vida muito rica, hoje trouxe somente pontos importantes e que são mais do interesse da educação, ao longo do ano Wallon aparecerá novamente no blog.
Bom Feriado e uma,
Maria Julia :*
Referências Bibliográficas
http://pedagogiaaopedaletra.com/wallon-educador-integral/
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário