quinta-feira, 2 de abril de 2015

Pensando com Wallon...

Boa Noite...


             Para ínicio de conversa, trarei um pouco sobre a biografia do grande filósofo Henri Paul Hyacinthe Wallon...
           Nascido na França no ano de 1879. Realizando medicina, psicologia e filosofia como graduação, atuou como média durante a Primeira Guerra Mundial, auxiliando pessoas com distúrbios psiquiátricos. 
             Já em 1925 criou seu laboratório de psicologia biológica da criança. Um tempo depois se tornou professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova, tendo grande participação na revolução do sistema de ensino da França.  Durante toda sua caminhada, dedicou-se ao aprofundamento da infância e caminhos da inteligência das crianças.  "Coordenou o projeto Reforma do Ensino, conhecido como Langevin-Wallon - conjunto de propostas equivalente à nossa Lei de Diretrizes e Bases. Nele, por exemplo, está escrito que nenhum aluno deve ser reprovado numa avaliação escolar".
             Wallon traz a importância de proporcionar a formação integral da criança, também intelectual, afetiva e social, caso que hoje em dia é visto como algo normal, diferente de quando o filósofo trouxe essa ideia, sendo julgado por ser uma grande revolução no ensino. Trouxe para dentro de sala de aula as ideias que a criança leva sempre suas emoções, fundamentando essas ideias em quatro grupos, a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Defendendo também que a reprovação da criança em alguma série é a "própria negação do ensino."
                Uma de suas grandes pesquisas foi a afetividade da criança com o meio em que vive, Marquezano traz que a afetividade começa desde bebê. 

“A afetividade se faz presente por meio das manifestações fisiológicas da emoção constituindo o ponto de partida do psiquismo. É por isso que o bebê, neste longo período de dependência do outro, mobiliza o meio para ser entendido, em suas necessidades de sobrevivência, caso contrário, morreria. O choro é um exemplo de como uma função biológica que é contagiante e epidérmica, mobiliza o outro, constituindo-se numa das características da expressão emocional”. (MARQUEZANO, 2008, P. 30)

                             
              Wallon também traz que a personalidade do indivíduo e caracterizada de acordo com a relação com o outro. 

“A personalidade tem uma relação direta com os outros campos funcionais. A construção do eu depende essencialmente do outro e quanto mais diferente for à vivência social do sujeito, mais importante será para a formação e o enriquecimento da personalidade da criança”. (WALLON, 1979, P.278)

                Wallon traz diversos estágios do desenvolvimento da criança;

*Estágio impulsivo-emocional

*Estágio sensório-motor e projetivo

*Estágio do personalismo

*Estágio categorial

* Estágio da adolescência




Henri Paul Hyacinthe Wallon ( 1879- 1962)


                                                       


Considerando uma história de vida muito rica, hoje trouxe somente pontos importantes e que são mais do interesse da educação, ao longo do ano Wallon aparecerá novamente no blog.
                                                                Bom Feriado e uma, 
                                                     
Maria Julia :* 


Referências Bibliográficas

http://pedagogiaaopedaletra.com/wallon-educador-integral/
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml

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