quinta-feira, 5 de março de 2015

Psicopedagogia e Ação Pedagógica!


Boa Noite!

     Para iniciar as publicações do Blog, compartilharei, alguns assuntos abordados e discutidos em sala, do texto: " As contribuições da psicopedagogia na ação pedagógica", das autoras Lais Livia Gabriel e Solange Franci Raimundo Yaegashi.




     Antes de entender as contribuições da psicopedagogia na ação pedagógica, é importante saber o que é psicopedagogia. Para início de conversa a psicopedagogia é uma área que se abrange em diversas áreas, como a psicologia, pedagogia, psicanálise,linguística,matemática,fonoaudiologia,neuropsicologia,medicina entre outras áreas. É principalmente direcionada a prática pedagógica, no auxilio a crianças com dificuldades escolares, que não conseguem acompanhar o ritmo dos demais alunos da sala.
     É importante para o trabalho do psicopedagogo a interação entre criança, família e escola durante o acompanhamento, para que em longo prazo apareçam bons resultados.

A PSICOPEDAGOGIA NO BRASIL.

     Para entender melhor essa “história” será destacado alguns pontos importantes do avanço da psicopedagogia no Brasil. Dos últimos anos até atualmente, a psicopedagogia, foi “ganhando espaço”, com o aumento do número de clínicas de atendimento psicopedagógico, relacionados a crianças e jovens que possuem dificuldades de aprendizagem na escola.
     Todo esse avanço, teve início com a certeza de que as dificuldades escolares vinham de um problema orgânico, sendo uma explicação ingênua e “ certeira” para o sistema de ensino. 
     Segundo Bossa (1994) no começo da década de 70, foram sendo criados cursos com enfoque psicopedagógico,
Esses cursos tratavam de temas como “ A criança- Problema numa classe comum”, ‘Dificuldades escolares”, “Pedagogia Terapêutica”,”Problemas de aprendizagem escolar” e eram oferecidos a psicólogos,pedagogos e profissionais de áreas afins em busca de subsídios para atuar junto às crianças que não respondiam às solicitações das escolas (BOSSA,1994,P.44-45).

     A psicopedagogia, trabalha a relação da criança com o conhecimento, tendo como principal objetivo fazer a mediação entre a criança e seu conhecimento.
Durante a década de 90, o objeto de estudo da psicopedagogia era a criança ou jovem que não podia aprender, atualmente já é trabalhado características da aprendizagem humana, como se aprende, e como a aprendizagem adquirida estarão interligando diversos fatores.
     Para Borsa (1994) “ a psicopedagogia, enquanto produção de conhecimento científico, nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem, e por isso não se basta como a aplicação da psicologia à pedagogia.”
     

     Por fim, podemos ver que a psicopedagogia, é a área que se direciona a aprendizagem humana, principalmente a preocupação com o problema de aprendizagem de diversos indivíduos.




 Até a próxima, Maria Julia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas