sexta-feira, 17 de abril de 2015

DISLEXIA, E AGORA?

OLÁ!

               
     A partir do glossário da ultima postagem, o assunto da dislexia, me chamou muito a atenção, por ter conhecidos que possuem este transtorno genético da fala, que acaba envolvendo a dificuldade de identificar de decodificar o estimulo escrito ou o simbólico gráfico. Onde acaba trazendo dificuldades no ler e escrever com correção e fluência. 
     "De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta." 

  •      O QUE CAUSA - a dislexia é uma alteração cromossômica hereditária, muitas vezes mais de uma pessoa da família podem possuir este transtorno e também pode ter sido relacionada pela mãe durante a gravidez ter produzido uma quantia excessiva de testosterona.

  •   SINTOMAS - São mais evidentes na fase de alfabetização da crianças, algumas vezes mais evidentes outras não, dependendo do grau que afeta. As dificuldades mais comuns são:

 1) para ler, escrever e soletrar;
 2) de entendimento do texto escrito;
 3) para  identificar fonemas, associá-los às letras e reconhecer rimas e aliterações; 
4) para decorar a tabuada, reconhecer símbolos e conceitos matemáticos (discalculia);
 5) ortográficas: troca de letras, inversão, omissão ou acréscimo de letras e sílabas (disgrafia);
 6) de organização temporal e espacial e coordenação motora.
  
  •         DIAGNÓSTICO- é feito por uma equipe multidisciplinar: médico(neurologista), psicólogo, psicopedagogo,fonoaudiólogo. "Antes de afirmar que uma pessoa é disléxica, é preciso descartar a ocorrência de deficiências visuais e auditivas, déficit de atenção, escolarização inadequada, problemas emocionais, psicológicos e socioeconômicos que possam interferir na aprendizagem." 

Como qualquer outro transtorno o diagnóstico precoce é de grande importância. 
    
  •       TRATAMENTO-  ainda não existe cura para a dislexia, porém com o acompanhamento dos especialistas esse transtorno pode ser amenizado. 
  •       RECOMENDAÇÕES- "* Algumas dificuldades que as crianças podem apresentar durante a alfabetização só ocorrem porque são pequenas e imaturas e ainda não estão prontas para iniciar o processo de leitura e escrita. Se as dificuldades persistirem, o ideal é encaminhar a criança para avaliação por profissionais capacitados;

* O diagnóstico de dislexia não significa que a criança seja menos inteligente; significa apenas que é portadora de um distúrbio que pode ser corrigido ou atenuado;
* O tratamento da dislexia pressupõe um processo longo que demanda persistência;
* Portadores de dislexia devem dar preferência a escolas preparadas para atender suas necessidades específicas;
* Saber que a pessoa é portadora de dislexia e as características do distúrbio é o melhor caminho para evitar prejuízos no desempenho escolar e social e os rótulos depreciativos que levam à baixa-estima."
                

CURIOSIDADE:
Pessoas famosas também possuem dislexia!

Segue link de lista de famosos disléxicos. 

 http://www.crfaster.com.br/dislexicosfamosos.pdf 


     Com muito carinho compartilho com vocês o depoimento de uma grande amiga, Joanna convive com a dislexia desde o seus 5 anos, onde fez acompanhamento com neurologista, fonoaudióloga, porém o  diagnóstico de dislexia só veio aos 10 anos, onde começou tratamento com medicamento. 
     A mãe Lecy, conta que percebeu sintomas de trocas de letras ( T por D, P por B e V por F), fala ( prato - pato, criança - quiança) , distração, troca de direção (esquerda/direita) troca de pronúncia das palavras (cama:manca).Também sendo chamado a atenção pela professora, que primeiramente acham que possuía transtorno de disortografia. A força de vontade de toda a família e amigos, foi o que superou a conviver com a dislexia, os estudos se tornavam  diários, semanas antes de provas, para conseguir compreender o conteúdo e realizar a prova com tranquilidade.

JOANNA PAULI - 18 ANOS


Fonte de pesquisa: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/dislexia/

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Termos importantes da Psicopedagogia...

Boa Noite, para o aprofundamento dos conhecimentos de Psicopedagogia, hoje será mostrado alguns termos utilizados nessa área...

  • Dificuldades de aprendizagem - "As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o aprendizado." 
  • Distúrbios de aprendizagem - "A criança com amadurecimento intelectual, emocional e físico suficientes para aceitar com naturalidade as importantes modificações da rotina de vida que surgem com a vida escolar, deverá ter sido previamente preparada para a socialização extrafamiliar, de modo a entrar em uma escola com maleabilidade suficiente para atender suas necessidades específicas e conseguir rápida adaptação." 
  • Problemas de aprendizagem - "Os problemas de aprendizagem podem ser detectados em crianças a partir dos 5 anos de idade e constituem uma grande preocupação para muitos pais, já que afetam o rendimento escolar e as relações interpessoais dos seus filhos"
                                                         
  • Agnosia - "  é uma perturbação pouco frequente, que se caracteriza pelo fato de a pessoa poder ver e sentir os objetos, mas não os pode associar ao papel que habitualmente desempenham nem à sua função, ou seja, consiste na deterioração da capacidade para reconhecer ou identificar objetos, pessoas, sons, formas.Esta está normalmente associada a danos cerebrais ou doenças neurológicas, particularmente a lesões do lobo temporal e do lobo parcial, onde se armazena a memória e a importância dos objetos conhecidos. 
  • Afasia - " é uma deterioração da função da linguagem falada e escrita, após ter sido adquirida de maneira normal e sem déficit intelectual correlativo. É caracterizada pela dificuldade em nomear pessoas e objetos."
  • Agrafia - "Agrafia é uma incapacidade para traduzir as idéias por escrito, apesar de não haver nenhum comprometimento psicomotor, da fala ou da compreensão. A linguagem escrita, como uma das formas de expressão do pensamento, pode apresentar alterações significativas"
  • Anamnese - "A anamnese é uma entrevista médica utilizada por psicólogos e médicos que possui técnicas para poder estabelecer uma avaliação e diagnóstico do indivíduo. É a base a partir da qual se pode estabelecer um tratamento ou iniciar uma psicoterapia de apoio ou outra qualquer. Pretende-se que se consiga obter o máximo de informação possível sobre a história e o passado do sujeito."
  •                                                  
  • Anomia - "refere-se aos problemas de controle social em um determinado sistema social. Os valores estão ausentes ou se surgem, estão em conflito e os indivíduos não estão adequadamente socializados às diretrizes culturais, portanto, a coerção cultural se mostra ineficaz."
  • Cinestesia - "Conjunto de sensações pelas quais são percebidos os movimentos musculares cujos estímulos provém do próprio organismo. " 
  • Consciência fonológica - " é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. Considerada habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem, é compreendida em dois níveis, sendo eles: a consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas e que palavras são constituídas por sequências de sons e fonemas representados por grafemas." 
  • Coordenação viso-motora - " está presente sempre que um movimento dos membros superiores ou inferiores ou de todo o corpo responde a um estímulo visual de forma adequada.Ao traçar uma linha, por exemplo,a criança, ao mesmo tempo que segue,com os olhos, a ação de riscar, deve terem mira o alvo a atingir. Isso implica sempre ter atenção a algo imediatamente posterior à ação que está realizando no instante presente." 
  • Desorientação visoespacial - "Diz - se que um indivíduo, que não pode determinar com precisão a direção na qual a superfície da terra se encontra em relação a sua pessoa, sofre dedesorientação espacial. A desorientação espacial e “não saber qual o lado que se encontra para cima". Esta condição é o resultado de certas ilusões que podem ocorrer durante o vôo. A Vertigem é por muitos denominados como sinônimo de desorientação espacial, quando na terminologia medica, se caracteriza pela sensação rotatória causada por uma doença do aparelho vestibular."
  • Disartria - "Disartria é definida como a dificuldade de utilizar os músculos da fala, ou então a fraqueza destes. Embora disartria pareça ser um problema de linguagem, é realmente um problema motor. Pode ser causada por danos no tronco cerebral ou às fibras nervosas que ligam a camada externa do cérebro (córtex cerebral) ao tronco cerebral."
  • Discalculia- "é a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido."
  • Disgrafia - " normalmente vem associada à dislexia, porque se o aluno faz trocas e inversões de letras, consequentemente encontra dificuldade na escrita. Além disso, está associada a letras mal traçadas e ilegíveis, letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto."
  • Dislalia - "é a dificuldade na emissão da fala, apresenta pronúncia inadequada das palavras, com trocas de fonemas e sons errados, tornando-as confusas. Manifesta-se mais em pessoas com problemas no palato, flacidez na língua ou lábio leporino."
  • Dislexia -  " é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, pois faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto, etc. "
                                                 
  • Disortografia - "é a dificuldade na linguagem escrita e também pode aparecer como consequência da dislexia. Suas principais características são: troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de percepção e compreensão dos sinais de pontuação e acentuação."
  • Disgnosia - "é a dificuldade ou alteração na percepção das coisas e sua interpretação. Com um adequado tratamento, as disgnosias melhoram com o desenvolvimento da criança, no entanto, geralmente, trata-se de uma melhora parcial."
                                                                
  • Ecolalia - "Ecolalia é a repetição, como um eco, das últimas palavras que chegam ao ouvido do paciente. Em condições patológicas, observa-se nos catatônicos. O fenômeno tem muita semelhança com a perseveração do pensamento, observada nos epilépticos. Os enfermos repetem como um eco não só as palavras que lhes são dirigidas, como partes de uma frase que escutam ao acaso."
  • Enurese - "Enurese é a micção involuntária que pode ser causada por vários fatores. Estes incluem desordens nos rins, bexiga, uretra ou falta de controle dos músculos que liberam a urina, além de ser associada com fatores neurológicos. Em crianças até os cinco ou sete anos é comum ter episódios de enurese noturna, o famoso xixi na cama, e não gera preocupação. Pelo contrário, faz parte do desenvolvimento da criança." 
  • Espaço –temporal - "É a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro. É ter noção de longe, perto, alto, baixo, longo, curto (ASSUNÇÃO; COELHO,1997, p.91-96). "
  • Gagueira ou Tartamudez - "é uma perturbação na fluência e padrão de tempo normais da fala, impróprio à idade do indivíduo, caracterizada por ocorrências comuns de um ou mais dos seguintes aspectos:Palavras partidas (pausas dentro de uma palavra).Bloqueio audível ou silencioso (pausas preenchidas ou não preenchidas na fala).Circunlocuções (substituições de palavras para evitar as problemáticas).Palavras produzidas com um excesso de tensão física.Repetições de palavras monossilábicas completas (“Eu-eu-eu vou”)." 
                                                            
  • Hipercinesia - "é caracterizada por início precoce e por uma combinação de comportamento hiperativo e pobremente modulado com desatenção marcante, falta de envolvimento persistente nas tarefas, conduta invasiva nas situações e persistência, no tempo, dessas características de comportamento."
  • Impulsividade - "dificuldade com auto-controle. Prejuízos, a si mesmo e aos outros, são consequência de não parar para pensar. A impulsividade é um dos sintomas comuns ao TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade, que é também denominado TDAHI, pela referência à impulsividade."
  • Lateralidade - "ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos."
  • Linguagem tatibitate - "[...] Linguagem tatibitate - É um distúrbio (e também de fonação) em que se conserva voluntariamente a linguagem infantil. Geralmente tem causa emocional e pode resultar em problemas psicológicos para a criança [...]"
  • Memória cinestésica - "Sensações cinestésicas são uma parte natural de todos nós, mas alguns usam mais do que outros. Por exemplo, se uma pessoa diria a você, que não parece muito bom, você sabe que eles contam mais sobre o efeito visual de memória. Se eles dizem, isso não soa muito bem, então você perceber que eles estão confiando na influência verbal. Mas, se eles dizem para você, isso não se sente bem, eles estão usando sua capacidade cinestésica."
  • Mudez - "Uma pessoa pode ser muda por não ter aprendido a usar a fala ou porque, em alguma fase de seu desenvolvimento, foi acometida de distúrbio que acarretou a mudez. Mudez é a condição do indivíduo incapaz de falar. Entre a condição normal e a mudez existe uma gama de distúrbios da fala (afasias), geralmente decorrentes de transtornos do sistema nervoso central, nos centros coordenadores da compreensão e da conversão das idéias em símbolos aptos para a transmissão verbal."
                                                           
  • Rinolalia - "Modificação da ressonância normal da voz, devida a uma obstrução ou a uma abertura exagerada do nariz ou da rinofaringe. Sin. de voz fanhosa." 
  • Percepção - "É a maneira como nós vemos, julgamos, conceituamos, qualificamos as coisas no mundo e em nós mesmos."
  • Atenção - "Manter a percepção exclusiva em alguém ao em alguma coisa." 
  • Memória - " é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Relaciona-se fortemente à aprendizagem que é a obtenção de novos conhecimentos, pois utiliza a memória para reter tais informações no cérebro. Existem duas formas de adquirir e armazenar informações:
                                             
  • Transtorno do déficit de atenção e Hiperatividade - "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados."
  • Memória de Procedimento: Utilizada para armazenar e verificar informações não verbalizadas como habilidades motoras, sensitivas ou intelectuais.
    Memória Declarativa: Utilizada para armazenar e relembrar fatos e/ou dados recebidos pelos sentidos, criação de idéias, raciocínios que se subdividem em:
    Memória Imediata: Sua duração é de poucos segundos, pois ao utilizá-la é descartada pelo cérebro. Pode ocorrer armazenamento de tais dados inconscientemente.
    Memória de Curto Prazo: Sua duração é de poucas horas e por este fato pode haver perda de suas informações se caso ocorrer algum tipo de agressão ao cérebro.
    Memória de Longo Prazo: Sua duração pode chegar a anos de forma definitiva onde se encontra toda nossa autobiografia e conhecimento adquirido ao longo da vida. Para isso, o cérebro utiliza mecanismos de repetições, recordações e idéias associativas."



REFERÊNCIAS
 http://www.brasilescola.com/educacao/dificuldades-aprendizagem.htm
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45447/o-que-e-consciencia-fonologica#
http://www.abag.org.br/assets/seg_voo-desorientacao-espacial.pdf 
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/disartria
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/enurese
http://www.dicionarioinformal.com.br/aten%C3%A7%C3%A3o/
http://www.brasilescola.com/psicologia/memoria-1.htm
http://medicosdeportugal.sapo.pt/glossario/rinolalia
http://www.dicionarioinformal.com.br/percep%C3%A7%C3%A3o/
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=2813 
http://elmaxilab.com/saude-e-bem-estar-artigo-1-4015.html
http://psicopedagoclieduc.blogspot.com.br/2010/05/linguagem-tatibitate.html
http://www.infoescola.com/psicologia/lateralidade/
http://www.dda-deficitdeatencao.com.br/tdah/impulsividade-autocontrole.html
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?id_materia=465&fase=imprime
http://www.psicologia10.com.br/artigos/tartamudez-ou-gagueira/
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/45794/organizacao-espaco-temporal#
http://www.infopedia.pt/$anamnese
http://www.dicionarioinformal.com.br/cinestesia/
http://ludoaprendizagem.blogspot.com.br/2013/04/coordenacao-visomotora-e-espacial.html
http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-detectar-a-disgnosia-12658.html

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Pensando com Wallon...

Boa Noite...


             Para ínicio de conversa, trarei um pouco sobre a biografia do grande filósofo Henri Paul Hyacinthe Wallon...
           Nascido na França no ano de 1879. Realizando medicina, psicologia e filosofia como graduação, atuou como média durante a Primeira Guerra Mundial, auxiliando pessoas com distúrbios psiquiátricos. 
             Já em 1925 criou seu laboratório de psicologia biológica da criança. Um tempo depois se tornou professor da Universidade Sorbonne e vice-presidente do Grupo Francês de Educação Nova, tendo grande participação na revolução do sistema de ensino da França.  Durante toda sua caminhada, dedicou-se ao aprofundamento da infância e caminhos da inteligência das crianças.  "Coordenou o projeto Reforma do Ensino, conhecido como Langevin-Wallon - conjunto de propostas equivalente à nossa Lei de Diretrizes e Bases. Nele, por exemplo, está escrito que nenhum aluno deve ser reprovado numa avaliação escolar".
             Wallon traz a importância de proporcionar a formação integral da criança, também intelectual, afetiva e social, caso que hoje em dia é visto como algo normal, diferente de quando o filósofo trouxe essa ideia, sendo julgado por ser uma grande revolução no ensino. Trouxe para dentro de sala de aula as ideias que a criança leva sempre suas emoções, fundamentando essas ideias em quatro grupos, a afetividade, o movimento, a inteligência e a formação do eu como pessoa. Defendendo também que a reprovação da criança em alguma série é a "própria negação do ensino."
                Uma de suas grandes pesquisas foi a afetividade da criança com o meio em que vive, Marquezano traz que a afetividade começa desde bebê. 

“A afetividade se faz presente por meio das manifestações fisiológicas da emoção constituindo o ponto de partida do psiquismo. É por isso que o bebê, neste longo período de dependência do outro, mobiliza o meio para ser entendido, em suas necessidades de sobrevivência, caso contrário, morreria. O choro é um exemplo de como uma função biológica que é contagiante e epidérmica, mobiliza o outro, constituindo-se numa das características da expressão emocional”. (MARQUEZANO, 2008, P. 30)

                             
              Wallon também traz que a personalidade do indivíduo e caracterizada de acordo com a relação com o outro. 

“A personalidade tem uma relação direta com os outros campos funcionais. A construção do eu depende essencialmente do outro e quanto mais diferente for à vivência social do sujeito, mais importante será para a formação e o enriquecimento da personalidade da criança”. (WALLON, 1979, P.278)

                Wallon traz diversos estágios do desenvolvimento da criança;

*Estágio impulsivo-emocional

*Estágio sensório-motor e projetivo

*Estágio do personalismo

*Estágio categorial

* Estágio da adolescência




Henri Paul Hyacinthe Wallon ( 1879- 1962)


                                                       


Considerando uma história de vida muito rica, hoje trouxe somente pontos importantes e que são mais do interesse da educação, ao longo do ano Wallon aparecerá novamente no blog.
                                                                Bom Feriado e uma, 
                                                     
Maria Julia :* 


Referências Bibliográficas

http://pedagogiaaopedaletra.com/wallon-educador-integral/
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/henri-wallon-307886.shtml

Páginas